sexta-feira, 5 de setembro de 2008

1- Desenvolvimento cognitivo e social de um recém-nascido

por Michael Meyerhoff, Ed.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Neste artigo
1.
Introdução
2.
Desenvolvimento cognitivo do recém-nascido
3.
Promovendo o desenvolvimento do bebê
4.
Teorias do desenvolvimento cognitivo
5.
Desenvolvimento da linguagem em um recém-nascido
6.
O recém-nascido e os relacionamentos familiares
7.
O bebê e seu relacionamento com outros bebês
8.
Veja todos os artigos sobre O corpo
Introdução A passagem repentina do ambiente úmido e escuro do útero para uma existência fora do corpo da mãe corta a dependência que o bebê tinha do suprimento de sangue vindo dela. Ele tem que começar a usar seus pulmões e seu estômago.Um bebê passa seus primeiros dias se recuperando do parto. Os mecanismos de respiração, digestão, circulação, eliminação, regulação da temperatura copórea e secreção hormonal devem se estabilizar para que ele comece sua nova vida de independência. Enquanto toda essa adaptação vai acontecendo, eles ficam à mercê dos próprios reflexos, assustando-se facilmente com mudanças bruscas e balançando os braços em pânico se sentirem que estão caindo. Assim começa uma existência cada vez mais independente para o bebê, um processo chamado de desenvolvimento. Aprenda sobre as fases do processo de crescimento mental e social de um recém-nascido nas seguintes seções:
Desenvolvimento cognitivo do recém-nascidoO desenvolvimento cognitivo compreende a aquisição de conhecimento e inclui tudo, desde reconhecer a mãe até aprender como cantar a música do alfabeto. Nesta seção, vamos conversar sobre a polêmica questão da "natureza versus criação" e como ela se aplica ao desenvolvimento do seu bebê, incluindo opiniões de especialistas sobre os efeitos que o ambiente tem sobre a inteligência. Vamos examinar o que constitui o desenvolvimento normal de um bebê e dar uma idéia geral de quais comportamentos esperar em momentos específicos. E finalmente, esta seção também vai discutir expectativas razoáveis e alertar sobre o perigo de fazer comparações entre o seu filho e outras crianças.
Promovendo o desenvolvimento do bebê
Você, pai ou mãe, controla ou faz parte de uma porção do ambiente ao qual seu filho está exposto, o que significa que, já tendo fornecido a "natureza", agora você está fornecendo a "criação". Você verá nesta seção como as suas contribuições podem ajudar o desenvolvimento do seu bebê. Leia sobre a importância de construir confiança e vínculo e ficar bastante tempo com o recém-nascido. Aprenda como estimulá-lo com brinquedos e conversas e saiba como é importante permitir que ele passe algum tempo sozinho. Também vamos discutir os limites da sua influência e o reconhecimento das características únicas do seu filho.
Teorias do desenvolvimento cognitivo
Há várias teorias sobre o desenvolvimento infantil, mas os quatro especialistas apresentados nesta seção contribuíram com alguns dos mais valiosos estudos na área do desenvolvimento cognitivo. Jean Piaget, um psicólogo suíço, explica a aquisição do conhecimento como um jogo entre a criança e seu ambiente e descreve quatro estágios de evolução cognitiva. O pediatra americano Arnold Gesell teoriza que os genes determinam o cronograma do desenvolvimento. De acordo com suas idéias, a maturação se desenvolve da cabeça aos pés em um ritmo previsível. Tanto Erik Erikson, um psicanalista infantil, como Benjamin Spock, o mestre dos pediatras americanos, fazem uma abordagem mais individualizada do assunto.
Desenvolvimento da linguagem em recém-nascidos
A comunicação de uma criança começa com seus primeiros choros e gradativamente se expande para também incluir expressões faciais, gestos e, por último, a fala. Mas muito antes dela murmurar suas primeiras palavras, ela vem ouvindo conversas ao seu redor e aprendendo a reconhecer padrões. Esta seção examina os marcos do desenvolvimento da linguagem, dos primeiros sons à formação das palavras, passando pela repetição das sílabas. Aqui vamos aprender quando realmente esperar que o bebê diga sua primeira palavra e a primeira frase. E também incluímos orientações sobre como encorajá-lo falando claramente e simplificando instruções e explicações. Por fim, leia também sobre a diferença entre a fala "receptiva" e a "expressiva".
O recém-nascido e os relacionamentos familiares
O círculo social inicial de um recém-nascido naturalmente inclui seus pais, família e a pessoa que cuida dele (se os próprios pais não fizerem isso). Esta seção trata do desenvolvimento de relacionamentos entre um recém-nascido e seus pais, irmãos, tios e avós. Aprenda sobre as fases de vínculo do bebê com os pais, desde a dependência total até os primeiros estágios de independência, incluindo uma explicação sobre a ansiedade da separação e conselhos sobre como lidar com ela. Descubra como um bebê reage inicialmente aos seus irmãos e como esse relacionamento se desenvolve. Além disso, você também lerá algumas dicas sobre como deixar as reuniões de família mais prazerosas.
O bebê e seu relacionamento com outros bebês
Embora os bebês gostem de ver e ter a companhia de outras crianças da mesma idade, eles ainda são jovens demais para interagir de maneira significativa. Como você verá nesta seção, crianças abaixo dos três anos de idade costumam realizar brincadeiras paralelas, o que significa simplesmente brincar perto da outra. Aprenda sobre a progressão das brincadeiras paralelas até as brincadeiras associativas. Veja como uma brincadeira desestruturada, em que as crianças tendem a competir pelos mesmos brinquedos, evolui para uma brincadeira cooperativa, em que a criança começa a compartilhar e seguir regras. Nesta seção, você vai encontrar orientações para estabelecer e fazer parte de grupos de brincadeiras. Além de aprender o que fazer e o que não fazer em festas de aniversário para crianças.

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