sábado, 6 de setembro de 2008

7-O bebê e seu relacionamento com outros bebês

. A vida social do seu bebê com os seus coleguinhas começa assim que você lhe dá oportunidades de ver outros bebês. Coloque dois bebês em um chiqueirinho ou em um lençol na grama aos 3 meses de idade, e se eles estiverem de bom humor, vão deixar uma imagem que ambas as famílias sempre vão guardar. As brincadeiras cooperativas com outras crianças, o tipo que a maioria dos adultos considera como brincadeira de verdade, não começa até que eles completem 3 anos de idade, mas todas as crianças precisam da companhia de outras crianças muito antes disso. É claro que os irmãos também podem ser companheiros de brincadeiras maravilhosos, mas é importante para o seu bebê estar perto de outros com a mesma idade e tamanho, nem que seja de vez em quando. Nesta página, vamos discutir o desenvolvimento das interações sociais entre o recém-nascido e seus amiguinhos, incluindo uma conversa sobre grupos de brincadeiras e festas de aniversário.Colegas de brincadeiras e amiguinhosEncontrar bons coleguinhas de brincadeira pode ser fácil ou não, dependendo da sua vizinhança, do seu círculo de amigos, de suas inclinações pessoais e de suas habilidades para fazer novos amigos. Se houver um parque público perto da sua casa, esse playground ao ar livre pode ser o lugar ideal para você e seu filho saírem um pouco da rotina doméstica. Muitas amizades que duram a vida inteira, tanto para os pais como para os filhos, começam nos parques. Os pais sociabilizam e trocam dicas sobre como cuidar dos filhos enquanto esses cochilam em carrinhos. Depois, eles se revezam supervisionando as crianças enquanto elas usam os brinquedos do parque e aprendem a conviver uns com os outros.Alguns pais que observaram o desenvolvimento social do seu filho e de outras crianças de uma maneira mais próxima acabaram percebendo que as brincadeiras progridem em estágios relativamente previsíveis. O primeiro estágio é simplesmente não brincar, bebês menores de um ano são observadores. Eles examinam muito atentamente seus brinquedos e tudo o que pára em suas mãos, além de encarar outras pessoas. Você vai perceber que o seu filho fica especialmente interessado em outros bebês e crianças mais novas e está ciente de que eles são diferentes dos adultos.
2006 Publications International, Ltd.As brincadeiras paralelas são um dos passos que o bebê deve percorrer até chegar à interação social verdadeiraBrincadeiras paralelas - os bebês começam pelo que é chamado de brincadeira paralela. Eles brincam um ao lado do outro ou de costas um para o outro, prestando pouca ou nenhuma atenção a quem está ao seu lado. Eles gostam de estar juntos e podem se divertir vendo o outro brincar de vez em quando, mas na maioria das vezes, cada um está interessado somente no que ele mesmo está fazendo. Quando o seu filho completar cerca de 18 meses, é provável que você veja um pouco de agressividade. Eles ainda não sabem direito como brincar. Não entendem o conceito de compartilhar e ainda não aprenderam que não é certo bater, empurrar e morder outras pessoas. Utilize o bom senso ao lidar com brigas entre dois bebês. Mas é óbvio que não dá para ficar parado assistindo uma criança se machucar, tenha cuidado para não ensiná-lo que está tudo bem se bater nos outros porque a mamãe não vai deixar ninguém revidar. Brincadeiras associativas - logo depois vem a brincadeira associativa, na qual as crianças realmente brincam juntas. Este é um tipo de brincadeira desestruturada, em que não há regras, mas duas crianças falam uma com a outra e usam os mesmos brinquedos. Os limites de atenção e paciência são curtos e os egos imperam, por isso não espere que a diversão dure mais do que cerca de meia hora na maioria dos casos. A palavra que você mais vai ouvir é "meu". Se por acaso os olhos de duas crianças observarem o mesmo brinquedo ao mesmo tempo, ambas vão tentar pegá-lo. Os bebês dessa idade realmente querem tudo o que vêem, sem exceções. E não adianta dialogar, pois elas ainda não são maduras o bastante para absorver a idéia de compartilhar. Você pode até conseguir usar um cronômetro para definir quanto tempo cada criança brinca, mas há momentos em que a única solução é sumir com o brinquedo.Lembre-se de que as brigas que você considera irritantes por parecerem sem sentido ajudam as crianças a desenvolver habilidades sociais. Se você interferir em qualquer briguinha que não seja mais séria, vai acabar privando as crianças da chance de aprender a conviver com as outras. Neste ponto, as crianças quase sempre lidam melhor com apenas mais uma criança, convivem melhor e podem brincar por mais tempo com uma criança do que com outra. É importante que ela veja o maior número de crianças possível para que possa escolher aquelas com quem mais gosta de brincar.Brincadeira cooperativa - ao chegar aos 3 anos de idade, a criança se torna proficiente o bastante em relações sociais para começar a brincar de modo cooperativo. Isso envolve regras, compartilhar a vez e a questão da honestidade. Por exemplo, ao brincar de casinha, a "mãe" deve agir como mãe, não é justo derrubar uma torre de pecinhas que os dois construíram juntos, e o seu filho sabe que ele não pode usar o balanço na vez de outro colega. Se tiver filhos mais velhos, é nesse ponto que você começa a ver o companheirismo entre irmãos que você tanto esperava. Enquanto anteriormente as crianças mais velhas provavelmente preferissem usar o mais novo como uma espécie de brinquedo vivo, agora o brinquedinho aprendeu o suficiente para reagir corretamente às brincadeiras e se tornou muito mais interessante. Jogos de faz de conta, como brincar de escola, "casinha" e escritório, são divertidos tanto para os mais velhos como para os mais novos. Os pais costumam se preocupar ao detectar sinais de timidez em seus filhos. Um pouco dessa timidez não é nada mais do que o resultado de uma fase de desenvolvimento e a criança logo sai dela e se torna extrovertido e amigável. É possível ajudar o seu pequeno tímido ao encorajar brincadeiras não ameaçadoras com apenas uma ou duas crianças, em vez de uma multidão de meninos e meninas barulhentos. Saiba que algumas crianças simplesmente são menos sociáveis do que outras, assim como os adultos. Não force a barra.Grupos de brincadeirasUma maneira de dar ao seu filho uma fonte regular de amiguinhos da mesma idade é formar um grupo de brincadeiras com os outros pais. Não é cedo demais para organizar um grupo quando as crianças de três ou quatro pais simpáticos que moram nas proximidades atingirem a idade de 18 meses a 2 anos. Alguns pais gostam de se encontrar, crianças e adultos, uma ou duas vezes por semana. Outros preferem se revezar ao cuidar das crianças. Esta última abordagem acaba funcionando como uma escola e dá a todos os pais um tempo de folga. O pai responsável precisa dedicar total atenção ao grupo para ter certeza de que nenhuma criança se envolva em encrenca. Nestes casos, o melhor é preparar tudo antes da sessão começar. As sessões não devem durar mais do que 2 horas. Não é necessário ter uma grande variedade de brinquedos, os que o seu filho tem já devem ser suficientes. Quando as crianças tiverem 2 anos de idade, o grupo pode ser ampliado. Os pais então vão ter de trabalhar em turnos com dois responsáveis e você pode organizar as reuniões em espaços públicos como uma escola ou uma igreja.Festas de aniversárioO seu filho aprende que o aniversário é um dia muito especial quando você traz o bolo com uma única vela e toda a família festeja e canta. Uma ou duas bexigas, o bolo com a vela, cantar "Parabéns pra você", o flash da câmera e alguns presentinhos já são o bastante para embasbacar quase todos os bebês. Alguns pais também gostam de chamar alguns amigos e seus filhos para a comemoração. É melhor quando as festas são organizadas de maneira simples, em um parque ou no quintal dos fundos, se possível. O ideal é que ao menos um dos pais acompanhe cada criança. Se fizer a festa em casa e houver possibilidade, prepare um espaço para os bebês exaustos tirarem uma soneca.Quando chegar ao segundo aniversário, seu filho já pode ter ido a uma ou duas festas e tem uma idéia do que ocorrerá. Mesmo assim, há várias crianças de três anos de idade que ainda não estão prontas para uma festa completa como a que alguns pais organizam. Nos anos que antecedem a escola e durante o jardim de infância, as crianças já podem lidar com festas temáticas que contam com a participação de 6 a 12 convidados, decorações diferentes, comida, jogos com prêmios, sessões de arte e até animadores profissionais, como palhaços ou mágicos. Mas até chegar a esse ponto, prefira as festas pequenas e curtas, com atividades simples e não competitivas. Bexigas, lembranças para levar para casa e os tradicionais sorvetes e bolos já deixam a festa empolgante o bastante para bebês. Há muitos livros excelentes que ensinam como organizar uma festa infantil, com idéias apropriadas para essas idades específicas.É realmente fantástico o quanto um bebê é capaz de aprender no seu primeiro ano de vida. Ele desenvolve habilidades cognitivas, sociais e de linguagem que vai precisar pelo resto de sua vida. Devido aos atrasos de desenvolvimento que podem ser sinais de problemas mais sérios, os pais costumam ficar preocupados com o fato de o filho estar ou não exibindo habilidades "normais" para a sua idade. As informações deste artigo podem ajudá-lo a determinar a aptidão das habilidades que seu filho desenvolve.Publications International, Ltd. Estas informações são apenas para fins ilustrativos E NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. Os Editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora não assumem responsabilidade por quaisquer conseqüências de qualquer tratamento, procedimento, exercícios, alteração de dieta, ação ou aplicação de medicamentos utilizados decorrentes da leitura ou instruções contidas neste artigo. A publicação destas informações não constitui a prática de medicina e estas não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional da área de saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento de seu médico ou outro profissional da área de saúde.

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