sábado, 30 de agosto de 2008

Alunos especiais de 0-6 anos de idade

O presente trabalho se propõe a pesquisar sobre o tema “A Psicomotricidade e o Portador de Necessidade Especial”, delimitando-se o estudo à pesquisa do desenvolvimento psicomotor do Portador de Necessidades Especiais de 0 a 6 anos de idade.Neste sentido, questiona-se: de que maneira e até que ponto a psicomotricidade pode intervir para uma melhor aprendizagem do portador de necessidade especial?São objetivos desta pesquisa: definir aprendizagem; conceituar o que são necessidades especiais; conceituar psicomotricidade; conhecer a importância da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem para o portador de necessidade especial; e sugerir atividades que podem auxiliar nas diversas áreas de comprometimento do portador de necessidade especial.A criança portadora de necessidades especiais, além de direito, tem a necessidade de cursar uma escola normal. A escola, na nossa cultura é uma representante da sociedade. Portanto, alguém que freqüenta a escola se sente mais reconhecido socialmente do que aquele que não freqüenta.Seja qual for o problema ou o grau de deficiência temos que minimizar os efeitos de tantos anos de exclusão buscando formas de incluir esse alunado, escolar e socialmente, alterando nossas atitudes e buscando alternativas que possam fazer com que esse ser descubra suas potencialidades e desenvolva suas habilidades. Ao reformular seus conceitos e reestruturar nossas ações educativas através do conhecimento, estaremos humanizando mais a educação e valorizando as aptidões dos alunos em detrimento de suas inabilidades.O estudo da psicomotricidade pode alterar nosso comportamento uma vez que a motricidade humana, a única que se pode denominar por psicomotora, é distinta da motricidade humana, por analogia a única susceptível de se designar por psicomotricidade, exige a tomada de consciência, uma vontade motivacional e um sistema representações, tendo adquirido, por meio dela, “órgãos” muito especializados que trabalham por ele com mais rendimento e disponibilidade.Todas essas razões justificam esta pesquisa pela importância da psicomotricidade para o desenvolvimento do ser humano, que será estimulado e terá sua auto-estima elevada.O trabalho com a Psicomotricidade dos 0 aos 6 anos pode influenciar no desenvolvimento do portador de necessidade especial.A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.O presente estudo foi dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.

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