sábado, 30 de agosto de 2008

Influência Afetiva na Aprendizagem

A aprendizagem está relacionada principalmente com as relações interativas de natureza cognitiva, lingüística e cultural nos primeiros anos de vida da criança. Quanto menos ela vivencia o processo de mediação ou relações com as pessoas mais próximas, maiores as chances de surgirem dificuldades no seu desenvolvimento cognitivo e conseqüentemente na sua aprendizagem escolar. Portanto, o presente trabalho tem por finalidade sistematizar algumas teorias quanto ao desenvolvimento cognitivo, a interação social e o processo de mediação. Desta forma ele foi elaborado em torno de um estudo teórico, com referenciais bibliográficos, tendo como objetivo conhecer e aprimorar o conhecimento das influencias sócio-afetiva na aprendizagem infantil.No decorrer do processo de aprendizagem escolar há a constatação do envolvimento de vários fatores como, por exemplos, a afetividade, o relacionamento interpessoal na família e na escola, a cultura de ensinar-aprender de professores, as abordagens de ensino-aprendizagem, as crenças sobre o ensinar-aprender dos professores, familiares e alunos, entre outros, que podem auxiliar ou complicar o processo de aprendizagem.Quando o processo de ensino-aprendizagem se mostra deficitário devido a fatores relacionados acima, podemos afirmar que a aprendizagem está sendo prejudicada por fatores sócio-afetivos. É imenso o numero de alunos que apresenta problemas de aprendizagem relacionados a estes fatores.Faz-se necessário conceituarmos alguns termos como: aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, interação social e processo de mediação, para compreender melhor como se dá o processo de aprendizagem e como se este pode ser prejudicado por outros fatores, inclusive pela ausência de uma mediação afetiva.

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