sábado, 30 de agosto de 2008

A Criança e seu Desenvolvimento

A criança de zero a seis anos tem recebido crescente atenção por parte dos pesquisadores em ciências humanas. Particularmente, novas necessidades sociais referentes á educação da criança em contextos sociais diversos – não só a família, mas também a creche e a pré-escola têm suscitado investigações que aprofundam o que sabemos sobre seu modo de ser e de se desenvolver.Sua vibrante capacidade de interagir com parceiros diversos em diferentes situações, no almoço, nas brincadeiras, nas atividades voltadas para a apropriação da língua escrita, revela um mundo que os educadores têm menosprezado muitas vezes, ocupados que estão em garantir uma perspectiva de tratamento às crianças em geral, que não as considera como sujeito de seu próprio desenvolvimento. Este ocorre dentro de práticas sociais variadas com interlocutores que atuam como recursos para que a criança se aproprie de formas culturais historicamente construídas de reagir afetivamente a algo, de manipular objetos, de raciocinar etc. Muitos educadores vêem a infância apenas como período de carências, dado que as maneiras próprias das crianças agirem e interagirem não são levadas a sério. Submetidas desde cedo ás imposições dos adultos, ou paparicadas e deixadas à deriva em seu desenvolvimento, deixam as crianças pequenas de contar com um ambiente organizado e estruturador daquele desenvolvimento. Submetidos que estão a outros contextos autoritários, também não são considerados sujeitos em desenvolvimento.

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