sábado, 30 de agosto de 2008

Projeto Pedagógico

Na medida em que concepções tradicionais já não satisfazem as exigências educacionais de nossa época, é de grande relevância que outras concepções norteiem os trabalhos realizados em nossas escolas. É preciso uma melhor orientação dos docentes e demais profissionais da educação com relação à aquisição da linguagem oral e escrita.Sendo assim, foram consultadas obras, como, por exemplo, as de ARANHA (1996), KLEIMAN (2002) e ROJO (2001) que deram ênfase às teorias de Piaget, Vygotsky, Emilia Ferreiro, Bakhtin e outros importantes estudiosos sobre o tema que será abordado. Quando o educador planeja as atividades que serão desenvolvidas, ele tem também a oportunidade de utilizar os conhecimentos que as crianças trazem consigo para a escola e estabelecer novas relações com o que se vai aprender. Assim, ele deixa de ser um simples transmissor de conhecimentos e passa a ser um mediador, ou seja, aquele que orienta seus alunos na construção de seu conhecimento.

Nenhum comentário: