sábado, 30 de agosto de 2008

Fracasso Escolar

Na atualidade, várias pesquisas têm sido realizadas na busca de compreender o fracasso escolar na alfabetização tendo em vista os problemas que a leitura e a escrita apresentam à educação (PATTO, 1996; MICOTTI, 1987; SCOZ, 1994). Essas pesquisas indicam a existência de problemas no processo de ensino-aprendizagem da linguagem na primeira série, isto é, problemas relativos à alfabetização.O educando chega à escola com um grande número de experiências, de aprendizagens que são ignoradas pelo professor, pois mesmo antes de ingressar na escola a criança já possui inúmeras vivências que deveriam servir como ponto de partida das atividades do professor.A criança, mesmo não reconhecendo os símbolos do alfabeto, já “lê” o seu meio, estabelecendo relações entre significante e significado. A escola deve dar continuidade a esse processo defendendo a livre expressão da criança, pois com isso o educando enfrentará com mais tranqüilidade a grande aventura do primeiro ano escolar: aprender a ler e escrever.Nesse sentido, é necessário que os educadores tenham conhecimentos que lhes possibilitem compreender sua prática e os meios necessários para promoverem o progresso e o sucesso dos alunos. Uma das maneiras de se chegar a isso é através das contribuições que a psicopedagogia proporciona, pois é a área que estuda e lida com o processo da aprendizagem e com os problemas dele decorrentes. Sua nova visão vem sendo apresentada pela psicopedagogia e vem ganhando espaço nos meios educacionais brasileiros, despertando o interesse dos profissionais que atuam nas escolas e buscam subsídios para sua prática.Em função dessa realidade educacional identificada com base nas colocações referidas, buscou-se, a partir desta pesquisa refletir o papel da psicopedagogia preventiva no fracasso escolar na alfabetização.O interesse em pesquisar a forma como a intervenção psicopedagógica pode contribuir para a prevenção do fracasso escolar na alfabetização é devido à desatenção que tem sofrido o ensino da leitura e da escrita, e o baixo rendimento escolar, nas primeiras séries do Ensino Fundamental; e como também, devido à importância do trabalho psicopedagógico preventivo que se baseia principalmente na observação e análise profunda de uma situação concreta, no sentido de detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem promovendo orientações didático-metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos.Pretende-se, nesta monografia, apresentar temas que identifiquem problemas no processo de aprender, possibilitando intervenção psicopedagógica visando diminuir a freqüência dos problemas de aprendizagem, diminuir e tratar os problemas de aprendizagens já instalados e eliminar os transtornos já instalados.Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica.A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.O presente estudo será dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.


Sumário do trabalho

A aprendizagem
Distúrbios de aprendizagem
Dislexia
Disortografia
Discalculia
Disgrafia
Dispersividade ou butterfly functioning
Principais Causas das Dificuldades de Aprendizagem e de Ajustamento Escolar.
A motivação da aprendizagem
Motivação e Aprendizagem
Os efeitos da ansiedade no rendimento escolar
Alfabetização e o desenvolvimento do seu processo
Educação e ensino
Propostas metodológicas
Construtivismo
Socioconstrutivismo
Relação professor - aluno
Avaliação do processo ensino - aprendizagem
A avaliação na abordagem tradicional
A avaliação na abordagem Comportamentalista
A avaliação na abordagem Humanista
A avaliação na abordagem Cognitivista
Avaliação na abordagem Sócio-cultural
A avaliação necessária
Intervenção psciopedagógica
Conclusão
Referências bibliográficas

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