sábado, 30 de agosto de 2008

A Tecnologia em sala de aula

O conhecimento consiste em um produto histórico-social, sendo que sua produção não se configura como um ato natural, descritivo, mas algo construído e como tal sujeitos às transformações ocorridas no meio no qual é produzido.Para Bourdieu, a Ação Pedagógica, enquanto um processo de imposição de um arbitrário cultural dominante, muito mais do que uma simples relação de comunicação, implica e impõe uma definição social daquilo que merece ser transmitido (BOURDIEU; PASSERON, 1992, p.11).Ao longo dos tempos, a função docente vem passando por inúmeras transformações, no sentido de perceber as dificuldades encontradas no modelo de educação formal, onde questões como a aprendizagem centrada no professor, o aluno como depositário de conhecimentos num contexto de passividade e aceitação, a reprodução e a memorização desses conhecimentos, a relação de teoria dicotomizada da prática, um projeto político-pedagógico fragmentado em disciplinas, a falta de formação pedagógica dos docentes e um sistema de avaliação somativo que privilegia resultados constituem pontos relevantes a serem revistos.O crescente avanço das fontes tecnológicas de informação em nossa sociedade atual, que privilegia o conhecimento, reconstruído a todo o momento, exigindo dos futuros profissionais competências e habilidades, tais como: atualização constante, capacitação permanente, busca de novos conceitos e domínio de novas técnicas e recursos.

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