sábado, 30 de agosto de 2008

Fundamentos Psicológicos da Educação

A finalidade deste estudo é esboçar aqueles elementos dos Fundamentos de Educação que consideramos relevantes para a compreensão adequada de educação e da tarefa do ensino.Pretendemos com o embasamento apresentado evitar a frase já tão comum “Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo” (Hamilton Werneck, 1993).Numa disciplina como a Didática, não se pode compreender o seu todo sem estudar seus fundamentos sociais, psicológicos, biológicos e filosóficos.Todo conceito num dado sistema é determinado por todos os outros conceitos do mesmo sistema, e nada significa por si próprio.“Sendo educar a adaptação da criança ao meio social adulto, isto é, transformar a constituição PSICOBIOLÓGICA do indivíduo em função do conjunto de realidades coletivas ás quais a consciência comum atribui algum valor”. (Jean Piaget)A educação deve levar em conta a natureza própria do indivíduo, encontrando esteios nas leis da constituição psicológica do individuo e seu desenvolvimento. A relação entre os indivíduos a educar e a sociedade torna-se recíproca. Pretende que a criança aproxime do adulto não mais recebendo as regras de boa ação, mas conquistando-as com seu esforço e suas experiências pessoais, em troca a sociedade espera das novas gerações mais do que uma imitação; espera um enriquecimento ( em Psicologia e Pedagogia de Jean Piaget, p. 139).Sendo convincente para nós as palavras de Piaget, não haverá o que acrescentar para assegurar o valor da contribuição da Sociologia, Psicologia, Filosofia e Biologia para a Educação.Caso queiramos proceder corretamente no campo técnico da educação, teremos que a elas recorrer para que não sejamos tentados em nossa ação educativa, a impor modelos, para com que eles, os alunos, se identifiquem. Teremos sim que lhes oferecer situações. experiências que resultem em uma modelagem adequada. Modelagem não estereotipada, mas decorrentes das diferenças individuais de cada aluno.Abordaremos a seguir os fundamentos sociológicos da educação, seqüenciando os Fundamentos Psicológicos, Filosóficos e Biológicos.

Nenhum comentário: